Um acidente aéreo é um dos eventos mais assustadores que podem acontecer durante uma viagem de avião. Infelizmente, isso pode acontecer, apesar de ser considerado um meio de transporte seguro. Quando acontece, o passageiro pode ficar gravemente ferido ou até mesmo perder a vida, além das consequências psicológicas e emocionais para as famílias envolvidas.

Se você sofreu um acidente aéreo ou tem um ente querido que passou por essa situação, um dos questionamentos é se é possível processar a companhia aérea responsável pelo acidente.

A resposta é sim. A vítima ou sua família podem mover uma ação contra a companhia aérea para buscar indenização pelos danos causados no acidente aéreo.

Existem procedimentos legais que devem ser seguidos para que o processo seja correto e a justiça possa ser feita. Vamos entender quais são eles.

Procedimentos legais para mover uma ação contra a companhia aérea

Primeiramente, é importante dizer que os acidentes aéreos ocorrem em diferentes circunstâncias, sendo que cada uma delas exige uma avaliação específica. Vamos considerar, por exemplo, um problema mecânico no motor da aeronave.

Nesse caso, é necessário observar se a aeronave possuía manutenção adequada. A companhia aérea tem que comprovar que as manutenções foram realizadas de acordo com as normas de segurança exigidas. Caso contrário, a empresa poderá ser responsabilizada pelo acidente.

Outra situação que pode acontecer é o mau tempo. Em um acidente aéreo ocasionado pelo mau tempo, a companhia aérea pode ser responsabilizada se o piloto decidiu decolar mesmo com as condições climáticas adversas. Nesse caso, a companhia aérea poderá ser considerada culpada por ter permitido a decolagem em uma condição insegura.

Outra possibilidade é que o acidente aéreo tenha ocorrido por falha humana. Em qualquer tipo de incidente e acidente aéreo, é dever do piloto e da companhia aérea garantir a segurança dos passageiros. Se ficar comprovado que ocorreu negligência por parte dos responsáveis pela aeronave, haverá possibilidade de processar a companhia aérea.

O mais importante é que a vítima ou a família da vítima devem buscar o auxílio de um advogado especializado em direito aéreo para analisar o caso em questão. É importante que toda a documentação referente ao acidente seja coletada e que todas as provas sejam reunidas. Testemunhas também podem ser ouvidas para ajudar a esclarecer o ocorrido.

Com as provas em mãos, o advogado da vítima pode mover uma ação contra a companhia aérea, visando o recebimento de uma indenização pelos danos sofridos no acidente.

Indenização

A indenização pode ser recebida pelos passageiros que sofreram com danos materiais ou morais em decorrência do acidente aéreo. Tudo vai depender das circunstâncias específicas que ocorreram no acidente.

No caso de morte de um dos passageiros, a família poderá buscar indenização por danos materiais, como despesas com funeral e deslocamento para o local do acidente, além de danos morais, como o sofrimento emocional causado pela perda de um ente querido.

Para obter a indenização, é necessário mover uma ação judicial contra a companhia aérea, a fim de provar que a empresa foi responsável pelo acidente.

Conclusão

Um acidente aéreo pode ser traumático e até mesmo fatal. Se você ou um ente querido sofreram com danos em uma situação como essa, é importante saber que é possível mover uma ação contra a companhia aérea responsável, visando o recebimento de indenização pelos danos causados.

A maior recomendação é buscar a ajuda de um advogado especializado em direito aéreo, que poderá avaliar o caso e mover a ação, seguindo todos os procedimentos legais necessários para que a justiça seja feita.

Não deixe de buscar seus direitos e de lutar por uma indenização justa.